O que é o Convention & Visitors Bureau?

O QUE É CVB

Convention & Visitors Bureau é uma organização de instituições que promovem o turismo e a receptividade de uma cidade ou localidade para convenções e visitação de eventos e atrações diversas.

Os Convention & Visitors Bureau(CVB) são estruturas independentes, não governamentais, apartidárias, sem fins lucrativos, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do destino que representa, através do incentivo e fomento da indústria do turismo.

É instrumento de planejamento, promoção, apoio, captação e geração de eventos e incentivo ao turismo de entretenimento e lazer para destinos em formação e consagrados.

COMO COMEÇOU

O primeiro Convention do mundo foi fundado pelo Jornalista Milton Carmichael do The Detroit Journal, em 6 de fevereiro de 1896, nos Estados Unidos. O jornalista acreditou que os empresários deveriam parar de promover a concorrência predatória entre seus empreendimentos, olhando cada um para seus próprios interesses e privilegiar uma visão global e estratégica do mercado, atuando de forma coletiva em favor do desenvolvimento econômico da cidade como um todo.

Está aí a gênese de todos os CVBx, agir no fomento da economia local, de forma a garantir o incremento dos negócios de todos os associados mantenedores e perpetuar suas empresas. Como dizia o mestre Theodore Levitt: “O primeiro negócio de qualquer empresa é permanecer no negócio”.

A independência financeira e a ausência de qualquer ingerência política são, até hoje, um dos traços mais marcantes dos CVBx em todo o mundo.