III CONIDIH – Congresso Internacional de Direitos Humanos

Publicado por Paraíba CVB
Campina Grande, 3 de Março de 2018 · Editar

A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB em parceria com os Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) promovem o III Congresso Internacional de Direitos Humanos, com a temática: “Direito à singularidade e às diferenças”. O evento possui o objetivo de propiciar um espaço para reflexões, debates e a exposição de trabalhos e pesquisas acadêmicas interdisciplinares que discutam sobre os Direitos Humanos em um cenário permeado por desigualdades, desconstruções, intolerâncias e acirradas crises nas esferas ambiental, social, econômica e política. Nessa perspectiva, vislumbra discutir sobre a relevância e os desafios para a sedimentação de um ambiente interdisciplinar para o desenvolvimento de mecanismos para o reconhecimento e efetivação dos direitos humanos, mediante o engajamento da sociedade civil. Nesse contexto, o evento busca avaliar e expor mecanismos para a inserção teórica e prática dos Direitos Humanos com a finalidade de rechaçar às diferenciações injustificadas, afirmar às diferenças, ampliar a participação democrática, bem como enfatizar temas conflitantes como as graves violações aos Direitos Humanos dos imigrantes, o transhumanismo e as exclusões e vulnerabilidades nos espaços urbanos.

 

 

HISTÓRICO DO EVENTO E PERSPECTIVAS VINDOURAS

O Congresso Internacional de Direitos Humanos firma-se como um espaço de suma relevância para o intercâmbio de conhecimento, experiências e informações entre pesquisadores e estudantes, não apenas do Estado da Paraíba, mas, de diversas Instituições de Educação Superior do país e inclusive, pesquisadores oriundos de tradicionais Instituições de Ensino Superior europeias.
Este III Congresso Internacional de Direitos Humanos – Direito à singularidade e às diferenças –, concede continuidade às atividades desenvolvidas no Congresso anterior, no ano de 2017 e a uma gama de trabalhos de investigação que foram sedimentados nos anos seguintes entre os pesquisadores das respectivas Universidades parceiras, os quais abarcaram temas relacionados com os Direitos Humanos, inclusão, diversidade e vulnerabilidade.
Dessa forma, o evento contará com a participação de renomados docentes de universidades brasileiras e europeias, sagrando-se como ambiente para o avanço nos debates sobre os Direitos Humanos, inclusão, coletivos vulneráveis e os novos emblemas e dilemas em tempos de crises.

 

Para mais informações acesse: www.conidih.com.br

 

Objetivos

Debater as relações sobre os direitos humanos a partir das normas, tratados e declarações adotadas pelos órgãos internacionais que asseguram os direitos essenciais a todos os seres humanos.

 

Publico Alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, professores e profissionais.