Campina Cal 2018 – Campina Grande/PB

Publicado por Paraíba CVB
Campina Grande, 22 de junho de 2018 · Editar

Esse formato de evento foi elaborado pelos calçadistas paraibanos e as instituições parceiras do setor calçadista. O Sebrae, como um dos parceiros, realiza a parte de capacitação junto com o Senai Paraíba, antes, durante e pós evento. As fábricas da cidade se destacam nesse tipo de evento, conforme o coordenador, apesar de ter fábricas de todo o país, com seus representantes comerciais que atendem o lojista do Nordeste.

Setor – A Paraíba é o segundo maior produtor de calçados do país, com 200 milhões de pares de calçados produzidos por ano. Essa produção sai de 361 empresas do Estado, que geram 12 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos, conforme o Relatório Setorial da Indústria de Calçados Brasil 2016, da Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados). No cenário nacional, representa 20,8% da produção, ficando abaixo apenas do Ceará, que faz 264,8 milhões/ano.

Neste ranking, após a Paraíba, vem o Rio Grande do Sul, que fabrica 172 milhões/ano. Segundo o Relatório da Abicalçados deste ano, o Nordeste se consolida como o principal polo produtor de calçados do Brasil, com 58% do que é produzido no país. A cadeia produtiva de calçados na Paraíba inclui todas as indústrias de componentes e são, a maioria, formalizadas, outro detalhe que não é encontrado em todo o polo calçadista.

A segunda edição do Campina Cal acontece de 19 a 21 de agosto de 2018, aqui em Campina Grande/PB.

 

Informações: Ascom Campina Cal