Veja como foi a primeira edição do Congresso Paraibano de Direito Tributário

Publicado por Paraíba CVB
Campina Grande, 16 de setembro de 2018 · Editar
A primeira edição do evento atraiu mais de 600 inscritos, de acordo com a organização (Foto: Ascom)

O I Congresso Paraibano de Direito Tributário, se realizou nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2018 no auditório do Tribunal do Júri de Campina Grande-PB.

Participaram da mesa de abertura o Presidente da OAB de Campina Grande-PB Jairo Oliveira, o Diretor Adjunto da UEPB Laplace Guedes, a Coordenadora Geral do Congresso Rafaela Jales e a Diretora da ESA-CG Danielle Patrícia Guimarães Mendes.

O congresso idealizado por Rafaela dos Santos Jales (Coordenadora Geral), teve como objetivo manter os profissionais da área tributária sempre atualizados e prontos para o mercado de trabalho e com o intuito de proporcionar discussões e debates com diferentes pontos de vista esclarecendo as dificuldades do mercado tributário brasileiro atual.

 

Trade turístico de Campina Grande se reúne com candidatos ao governo do estado

 

Para Rafaela foi uma grande surpresa um público de mais de 600 inscritos. “Foi uma grande oportunidade para se buscar o aperfeiçoamento profissional, sobretudo para os jovens advogados e contadores. Eventos como esse, auxiliam os profissionais a desenvolverem suas atividades”, declarou.

Os temas debatidos foram: Planejamento tributário, Recuperação de Créditos Tributários, Novas Formas de Credito Tributário e a Análise de Crimes Contra a Ordem Tributária.

Em um cenário social complexo, marcado por contínuas transformações o Direito Tributário assumiu um protagonismo entre os principais temas da sociedade, onde novas relações jurídicas surgem e as já existentes passam por debates e modificações.

Acima alguns dos palestrantes do evento (Foto: Ascom)

O congresso contou com a participação do Ministro da Justiça Torquato Jardim, Bianor Arruda Bezerra Neto (Juiz Federal), Alexandre Henrique Salema Ferreira (Auditor Fiscal), Felipe Crisanto Monteiro Nóbrega (Advogado), Gustavo Medeiros de Macêdo (Auditor-fiscal da receita federal), Tardelly Lima Pereira (Advogado), Rachel Nogueira de Souza (Procuradora da Fazenda Nacional), Francisco Leite Duarte (Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil), Jeremias de Cássio Carneiro de Melo (Juiz de Direito), Inngo Araújo Miná (Advogado Criminalista), Jubevan Caldas de Sousa (Auditor Fiscal), Danielle Patrícia Guimarães Mendes (Advogada), Luiz Mathias Rocha Brandão (Procurador da Fazenda Nacional), Caio Graco Nunes de Sá Pereira (Procurador da Fazenda Nacional) e Harrison Targino (Advogado).

O Ministro da Justiça Torquato Jardim recebeu uma homenagem da coordenadora do evento, pelo seu grande incentivo para a realização do congresso (Foto: Ascom)

“Os congressistas tiveram a oportunidade de submeter os seus artigos para apresentação no evento. Esse foi o meu objetivo, incentivar o estudo e a pesquisa e foi atingido com sucesso e graças a confiança de todos” disse Rafaela Jales, Coordenadora Geral do congresso.

Na foto os integrantes da comissão organizadora do evento, que se dedicou bastante para que o mesmo tivesse êxito (Foto: Ascom)

Os membros da Comissão Científica do Congresso foram os professores Jubevan Caldas de Sousa e Danielle Patrícia Guimarães Mendes responsáveis pela parte do conteúdo, o professor Filipe Mendes responsável pela metodologia, e as professoras Rafaela Silva e Maricelle Ramos pela avaliação a cegas dos conteúdos recebidos.

Os congressistas ainda tiveram a oportunidade de estar concorrendo a um e-book do congresso, contendo os dez melhores artigos, para publicação em sites das entidades de ensino envolvidas no evento.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-CG) apoiaram o evento certificando os congressistas. O 1º Congresso Paraibano de Direito Tributário ficou marcado na História de Campina Grande e já tem sua próxima edição em planejamento.

 

@congressodireitotributario

 

Por Wesley Farias – Ascom Paraíba Convention Bureau
com Ascom I Congresso Paraibano de Direito Tributário