II CONBRALE e III CONAPESC acontecem simultaneamente a partir desta quarta

Publicado por Paraíba CVB
Campina Grande, 20 de junho de 2018 · Editar

II CONBRALE – Congresso sobre Letramento e Dificuldades de Aprendizagem

Propondo a discussão em torno do tema “Ensino e aprendizagem hoje: como e para quê?”, considerando a temática que ao mesmo tempo questiona dois lugares desse processo (do formador e do formando); e as diretrizes que ligam diretamente as duas instâncias: a de quem ensina e a de quem aprende, será realizado nestes dias 20, 21 e 22 de junho de 2018, no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, em Campina Grande (PB), a 2ª edição do Congresso Brasileiro sobre Letramento e Dificuldades de Aprendizagem (CONBRALE).

O evento tem início nesta quarta-feira (20) e a palestra de abertura será feita pela professora doutora Maria Auxiliadora Bezerra, da Universidade Federal de Campina Grande, que irá abordar sobre “desafios epistemológicos e metodológicos no ensino de língua portuguesa”.

A programação do II CONBRALE contempla diversas atividades como: palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, exposições de paineis e sessões de comunicação oral, com temas que abordarão, entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanhã: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, currículo, políticas públicas, inclusão, ensino de leitura, literatura, línguas; diversos modos e linguagens através dos quais é preciso estruturar as práticas de ensino.

Outras informações sobre o evento através do endereço eletrônico www.conbrale.com.br

,pelo telefone (83) 3322-3222 e também pelas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/CONBRALE

e Instagram: https://www.instagram.com/conbrale

 

III CONAPESC – Ciência em tempos de crise – Debates sobre as produções e práticas científicas na contemporaneidade

Tem início nesta quarta-feira (20), no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, em Campina Grande (PB), a 3ª edição do CONAPESC – Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, que este ano terá como temática central: ciência em tempos de crise – debates sobre as produções e práticas científicas na contemporaneidade.

O congresso é um espaço onde profissionais, pesquisadores, professores e estudantes das áreas de educação, saúde, ciências exatas e da natureza discutirão sobre financiamento para pesquisa, produção na pós-graduação, a formação de pesquisadores e profissionais no país e o mercado de trabalho, tendo em vista que as agências de fomento no Brasil nos últimos anos sofreram uma série de cortes orçamentários que inviabilizaram a realização de novas pesquisas e a continuidade de importantes estudos desenvolvidos em diferentes instituições em todo país.

O evento tem início às 8h, com o credenciamento dos participantes e uma apresentação cultural. Na sequência, acontece às 10h a mesa-redonda sobre Políticas de Formação de Professores em Tempos de Crise: PIBID e Residência Universitária.

Estão programadas palestras, sessão jovens pesquisadores, mesas-redondas, mostra científica, minicursos, apresentação de trabalhos na modalidade comunicação oral e pôster, além de atrações culturais. O evento segue até sexta-feira, 22 de junho.

O III CONAPESC é uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas – (CEMEP), com o apoio institucional da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Serviço Social da Indústria (SESI), Grau Técnico e Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Outras informações através do endereço eletrônico www.conapesc.com.br, pelo telefone (83) 3322-3222 e também pelas redes sociais do evento: Facebook: https://www.facebook.com/IIICONAPESC

Instagram: https://www.instagram.com/conapesc

 

Por Wesley Farias
Assessoria Paraíba CVB – Com Ascom Realize Eventos