Eventos científicos sobre Gênero e Sexualidade e Direitos Humanos tem início nesta quarta (30)

Publicado por Paraíba CVB
Campina Grande, 30 de maio de 2018 · Editar

Devido às consequências da greve dos caminhoneiros alguns eventos tiveram que ser adiados, como ‘O Maior São João do Mundo‘, que estava previsto para iniciar na próxima quinta (01\06) e que agora passou para o dia 8 de junho, mantendo os trinta dias de festa tradicionais, terminando em 8 de julho, como anúncio feito na tarde da última terça-feira, 29, pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e Aliança Comunicação e Cultura, empresa vencedora da licitação para promover o evento.

Prefeito Romero Rodrigues em coletiva de imprensa que aconteceu na última segunda-feira, 29, onde anunciou o adiamento d’O Maior São João do Mundo’, que agora terá sua abertura realizada no dia 8 de Junho, e não mais no dia 1º, como estava previsto (Foto: Assessoria Paraíba CVB)

Entretanto outros eventos mantiveram a sua programação normal, como é o caso do XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades (CONAGES) e o III Congresso Internacional de Direitos Humanos (CONIDIH), que começam hoje (30), no Centro de Convenções Raymundo AsforaGarden Hotel, aqui em Campina Grande (PB). Os eventos que acontecem simultaneamente abordarão as “Perspectivas epistemológicas de gênero e sexualidades na produção do conhecimento: encontros e desafios na Ciência” e “Respeito à singularidade e às diferenças”, respectivamente.

O CONAGES tem em sua XIII edição o objetivo de situar alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e professores de ensino superior e da educação básica quanto às transformações pelas quais sujeitos e esferas sociais têm passado e tornado as pessoas mais conscientes de si e das demais com quem compartilham espaços, posições, afetos.

O evento abordará as temáticas sobre: teorias e estudos gays, lésbicos e queers; Gênero, Sexualidades e Educação; Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual; Gênero, Sexualidades e Modos de Subjetivação; Famílias e parentalidades; Estudos literários, Gênero e Sexualidades; Gênero, Sexualidades e Produção do conhecimento; Direitos Humanos, Feminismo e Políticas Públicas de Gênero; Imaginário e gênero na literatura; Mulheres, feminismos, políticas do corpo; História, sentimentos e afetos; Sujeitos nas/das artes: teatro, cinema, música; Sociologia(s), Identidades, Ciborgues e Subjetividades.

 

Confira tudo sobre a Locomotiva do Forró 2018 – Campina Grande\PB

 

O evento contará com a presença do psicólogo, sexólogo, escritor e ativista dos direitos humanos, João W. Nery, autor do livro “viagem solitária – memórias de um transexual 30 anos depois”. Ele fará a palestra de abertura do colóquio.

Já o III CONIDIH busca avaliar e expor mecanismos para a inserção teórica e prática dos Direitos Humanos com a finalidade de rechaçar as diferenciações injustificadas, afirmar as diferenças, ampliar a participação democrática, bem como enfatizar temas conflitantes como as graves violações aos Direitos Humanos dos imigrantes, o transhumanismo e as exclusões e vulnerabilidades nos espaços urbanos.

O objetivo do congresso é propiciar um espaço para reflexões, debates e a exposição de trabalhos e pesquisas acadêmicas interdisciplinares que discutam sobre os Direitos Humanos em um cenário permeado por desigualdades, desconstruções, intolerâncias e acirradas crises nas esferas ambiental, social, econômica e política.

A conferência de abertura do congresso será feita pela professora doutora Maria Esther Martínez Quinteiro, catedrática da faculdade de direito da Universidade Portucalense, em Portugal e professora aposentada da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Os eventos científicos seguem até a próxima sexta-feira, dia 01 de junho. Para mais informações acesse www.generoesexualidade.com.br e www.conidih.com.br ou ligue (83) 3322-3222

 

Por Wesley Farias – Acom Paraíba CVB
Com informações de Ascom Realize Eventos