Campina Grande sedia III Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido

Publicado por Paraíba CVB
Campina Grande, 7 de Maio de 2018 · Editar

A terceira edição do Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS) acontece a partir de hoje, 07 e vai até a próxima quarta, 09 de maio,  no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, aqui em Campina Grande (PB).

Tema central: Uso sustentável do Semiárido: desafios e progressos. Durante três dias, pesquisadores, poder público, técnicos, agricultores e estudantes terão a oportunidade de debater sobre os avanços científicos e tecnológicos voltados a sustentabilidade da agricultura no Semiárido.

O evento busca contribuir com a construção de espaços de debates nas diversas áreas do conhecimento ligadas às dificuldades de produção agrícola na região, como forma de induzir articulações e ações conjuntas voltadas para a construção de soluções científicas e tecnológicas inovadoras que aumentem a eficiência produtiva de culturas economicamente importantes para as comunidades agrícolas do Semiárido.

 

Sebrae PB abre inscrições para programa de pré-aceleração para startups

 

Através da recém-criada Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro (SCSB), o SINPROVS migra para a cidade de Campina Grande, motivado pelo público representativo da Paraíba no II SINPROVS e aproveitando todo o potencial do evento para difundir a iniciativa da SCSB.

O III SINPROVS é uma realização da Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e conta com o apoio institucional da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – UFCG, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Revista Verde), Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (UFRPE), NEFP (Núcleo de Estudos em Fisiologia e Pós-colheita de Frutos, Hortaliças e Flores), Laboratório de Estudos em Biotecnologia Vegetal – UFRN, Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal – UEPB, INOVATEC e o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante os três dias de atividades com palestras, mesas-redondas, exposição de painéis, apresentação oral e muito mais, os participantes do Simpósio terão a oportunidade de verem abordadas áreas temáticas como: manejo de água e solo; exploração de espécies agrícolas e nativas; tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas e impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal. Esse tema destaca uma das principais necessidades para o aumento da produtividade agrícola do semiárido, que é a melhor gestão dos recursos hídricos.

 

Por: Wesley Farias – Ascom Paraíba CVB
Com informações de Ascom Realize Eventos